28/11/2013 9h29

BNB e Iteral se unem para acelerar renegociação de dívidas do Programa de Crédito Fundiário

gricultor tem até o dia 29 para aderir à resolução do Banco Central que regulariza sua situação com vantagens como redução de juros e aumento de prazo

Agricultor terá abatimento dos juros e multas das dívidas

Os agricultores familiares com dívidas de financiamentos obtidos por meio do Programa de Crédito Fundiário têm, até o próximo dia 29, para procurar uma das agências do Banco do Nordeste e aderir à Resolução 4178, do Banco Central, que reduz os juros da dívida em 2% ao ano, alonga o prazo de pagamento e redistribui o saldo devedor em atraso nas parcelas a vencer.

No Estado, 334 operações de crédito são enquadráveis nessa Resolução, incluindo operações contraídas por associações de produtores rurais e pelos próprios agricultores familiares. A adesão à Resolução implica no pagamento de 5% da última parcela vencida da dívida, o que deve ser feito até a próxima sexta-feira, 29.

Segundo o gerente do Pronaf em Alagoas, da Superintendência Estadual do BNB, Manoel Roberto Muniz, as vantagens da adesão incluem redução dos juros da dívida em 2% ao ano, alongamento do prazo de pagamento em 1 ano para cada parcela renegociada, e redistribuição do saldo devedor em atraso nas parcelas a vencer.

O assunto foi tratado em reunião entre o superintendente Estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Antônio César de Santana, e o presidente do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Alan Balbino. As duas instituições estão unidas na mobilização dos agricultores e associações que podem ser enquadradas na Resolução e usufruir de suas vantagens. O Iteral também se comprometeu a agilizar os processos de substituição dos beneficiários do crédito fundiário, condição para a renegociação de dívidas.

Para o superintendente Antônio César, trata-se de oportunidade para o agricultor familiar regularizar sua situação e ficar apto para a tomada de novos créditos que podem ser investidos no incremento de sua produção.

Deixe o seu comentário