14/10/2013 12h30

Tecnologia consolida qualidade do Nelore em Alagoas

Técnicas de fertilização ganham cada vez mais destaque no meio rural e garantem que criadores obtenham animais com alto padrão racial

Irmãos Barros Correia, empreendedores do agronegócio alagoano

O investimento em alta tecnologia é, atualmente, um dos fatores primordias para quem deseja adquirir a boa seleção genética de um rebanho. Dentro desse contexto, as técnicas de fertilização ganham cada vez mais destaque no meio rural e garantem que criadores obtenham animais com alto padrão racial.

Na Fazenda Recanto, que fica no município de Chã Preta, o rebanho de gado Nelore PO dos Irmãos Barros Correia (IBC) é cuidadosamente avaliado antes mesmo de seu nascimento. O IBC realiza nos animais as técnicas de inseminação artificial e fertilização in vitro, que oferecem mais precisão nos cruzamentos e garantem que os animais possam nascer puros e com qualidade genética comprovada.

O trabalho de inseminação artificial começa em um dos centros de manejo da propriedade. Quando a vaca alcança seu período de fertilidade e tem sua condição de saúde aprovada, técnicos a colocam em um tronco de contensão e fazem a introdução do sêmen do touro, em um processo simples e rápido. Em cerca de 30 dias, através do toque ou por exame de ultrasonografia, a prenhez do animal é detectada.

Mais sofisticada que a inseminação, a fertilização in vitro é outro procedimento utilizado pelo IBC para alcançar a qualidade genética do rebanho. Após a vaca entrar em período de ovulação, um técnico especializado faz a sucção dos óvulos no animal e analisa o material em um laboratório montado ao lado do centro de manejo. O profissional leva os óvulos para outro Estado, onde é feita a fertilização, e voltam à fazenda para serem introduzidos no últero da vaca.

Segundo o criador Ricardo Barros Correia, os procedimentos oferecem total segurança e multiplicidade genética para os animais. “No processo de inseminação articifial, que já trabalhamos há 35 anos, utilizamos o sêmen de um mesmo touro para fertilizar várias Matrizes e, com a fertilização in vitro, aproveitamos vários óvulos de uma única vaca, para gerar vários bezerros”.

“Diferente do gado a campo, onde os cruzamentos são feitos de forma tradicional, o rebanho de Seleção é cuidado de forma diferenciada, para obtermos a melhor genética. E essas tecnologias que utilizamos estão ttrazendo bons resultados e qualidade para o Nelore que criamos”, concluiu.

Nelore de qualidade na Expoagro

A genética obtida com o trabalho realizado pelo IBC pode ser vista no 12º Leilão Nelore Barros Correia, que acontece no dia 25 de outubro, no Parque da Pecuária, durante a Expoagro. Serão colocados à venda 90 lotes de Nelore PO matrizes doadoras, de campo, reprodutores e prenhezes.

Todos os touros que irão a leilão foram avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos (PMGZ), que atualmente controla cerca de 3.600 rebanhos da raça em todo o território nacional. O programa proporciona melhor fertilidade do rebanho, com amplo desenvolvimento genético, aumentando a lucratividade do criador.

TAGS:

Deixe o seu comentário