31/10/2013 11h26

EMATER e Fetag mobilizam agricultores para renegociar dívidas rurais

Municípios do agreste e do sertão foram enquadrados na medida que beneficia os agricultores

BNB e entidades rurais irão se mobilizar para convidar produtores a renegociarem débito

O agricultor familiar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) em Alagoas, que possui dívidas junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), vai recuperar o poder de investimento. Foi assinado na última terça-feira com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado de Alagoas (Fetag/AL) um acordo de cooperação para divulgar os procedimentos necessários para a renegociação de dívidas.

Representantes das instituições cooperadas além do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Alvaro Almeida, e o presidente da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial), Francisco de Souza Irmão, mais conhecido como Chico da Capial participaram do ato. A mobilização para renegociação das dívidas rurais só foi possível devido à publicação das leis Nº 12.249 de 11 de junho de 2010 e 12.716 de 21 setembro de 2012 e da resolução CMN Nº 4.212 de abril de 2013.

Para a presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, as medidas vão dar um fôlego aos agricultores que além de endividados estão sem poder investir em suas propriedades. “O Governo Federal devolve aos agricultores o poder de investimento, já que a estiagem trouxe prejuízos às propriedades agrícolas. Nossa missão é levar a informação correta ao campo, despertar o interesse em resolver a barreira financeira, para que esse agricultor volte a investir no desenvolvimento de suas propriedades”, enfatizou Inês Pacheco.

O superintendente do BNB em Alagoas, Antônio César de Santana, explicou que a resolução Nº 4.212, autoriza a renegociação das parcelas com vencimento em 2012, 2013 e 2014, de operações de crédito rural de custeio e investimento contratados por agricultores familiares que tiveram prejuízos em decorrência da estiagem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o que no estado abrange 37 municípios alagoanos.

“Temos 55 mil operações enquadráveis nesse conjunto de leis. Essa parceria com a EMATER/AL e FETAG/AL vem para democratizar a informação, levando em consideração a capilaridade dessas duas instituições. É através da Extensão Rural que conseguimos chegar ao maior número de agricultores possível”, destacou o superintendente do BNB em Alagoas.

O presidente da FETAG/AL, Genivaldo Oliveira, que já executa atividades em parceria com a EMATER/AL, comemorou a iniciativa do BNB. “Ficamos entusiasmados com a proposta de parceria. A Fetag/AL junto a outras entidades de classe vem lutando por uma legislação que resolva o endividamento rural, a medida mais recente abrange uma parcela significativa de agricultores e vamos divulgar essa informação. Mobilizaremos os 100 sindicatos rurais do estado”, frisou Genivaldo.

Na oportunidade o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), José Marinho Júnior, o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Alay Correia e a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira,  prestigiaram a assinatura do termo.

Os municípios enquadrados são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Noia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacará dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

TAGS:

Deixe o seu comentário