29/10/2013 7h49

Emater Alagoas promove seminário sobre reestruturação do semiárido alagoano

Seminário ocorrerá durante o Simpósio Estadual Reestruturação Produtiva do Semiárido

Demonstração de sorgo forrageiro como alimento ideal para o rebanho

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) vai promover um debate qualificado sobre as ações de reestruturação do Semiárido Alagoano. A oportunidade será durante o Simpósio Estadual Reestruturação Produtiva do Semiárido Alagoano, que ocorrerá no próximo dia 29, das 14h às 18h, durante a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (EXPROAGRO 2013), Parque da Pecuária, em Maceió. O simpósio é uma das ações da EMATER/AL durante a exposição.
Na programação estão previstos três painéis, os temas são: Sorgo e Mandioca para produção de forragem – Potencialidades e alternativas para o semiárido alagoano; Palma Forrageira –  Potencialidades e alternativas para o semiárido alagoano; e Reestruturação Produtiva da Pecuária e Reserva Alimentar no Semiárido Alagoano. Como facilitadores contaremos com técnicos e pesquisadores da EMATER/AL, EMDAGRO – SE, EBDA – BA, EMBRAPA, UFAL, UNEAL e Secretaria de Estado da Agricultura.
De acordo com a diretora presidente da EMATER/AL, Inês Pacheco, o simpósio será um espaço de discussão sobre o Plano de Estruturação do Semiárido Alagoano, que está sendo trabalhado pelo Grupo de Trabalho do Comitê Integrado de Combate à Seca (Coics), coordenado pela EMATER/AL. “Alagoas, como outros estados do Nordeste, está enfrentando uma severa estiagem e as consequências são cada vez mais graves, por isso, temos que traçar ações de médio e longo prazo que garanta a produtividade da nossa agricultura. Ações que permitam a convivência com a adversidade da região”, enfatizou Inês Pacheco.
As experiências dos estados da Bahia e Sergipe, principalmente na formação de uma reserva estratégica de forragem para alimentação animal será um dos assuntos debatidos. Em Alagoas, estudos com o sorgo forrageiro da variedade SF -15, uma parceria entre pesquisadores da EMATER/AL e do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, tem excelentes resultados.
Segundo Fernando Gomes, pesquisador da EMATER/AL especialista em forragens para alimentação animal, a variedade apresenta alta capacidade de produção de matéria seca, ideal para produção de silagem. “O SF-15 foi avaliado em diferentes ambientes dos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas, apresentando uma boa capacidade de rebrota e resistência ao acamamento. O mais importante é que resiste a estresse hídrico, ou seja, a poucas chuvas”, relatou o pesquisador.
Os interessados em participar do simpósio devem encaminhar nome completo, CPF, instituição e telefones de contato para o email eventos@emater.al.gov.br até o dia 28, próxima segunda-feira.

Deixe o seu comentário