28/10/2013 8h33

Banco do Nordeste, Emater e Fetag realizam parceria para regularizar dívidas de agricultores familiares

Cerca de 53 mil operações de crédito de agricultores alagoanos são passíveis de enquadramento na lei 12.844 que trata da renegociação de dívidas

Produção rural

O Banco do Nordeste, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) assinam parceria, no próximo dia 29, às 18h, no estande da Emater na Expoagro, para impulsionar a regularização de dívidas de produtores rurais alagoanos. Cerca de 53.000 operações de crédito de agricultores alagoanos são passíveis de enquadramento na Lei 12.844 e resoluções vigentes que deliberam sobre liquidação ou renegociação de dívidas.

 O objetivo da parceria é agilizar os procedimentos necessários à renegociação de dívidas de operações de crédito no âmbito do PRONAF, em apoio aos agricultores familiares do Estado de Alagoas.

Para o superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Antônio César de Santana, trata-se de oportunidade para o trabalhador rural regularizar sua situação, com benefícios, recuperando sua possibilidade de acesso a novos créditos para incrementar sua produção. “Além da Lei 12.844, existem quatro resoluções em vigor destinadas a diversos casos de endividamento, como a de produtores rurais dos municípios atingidos pela estiagem, de agricultores familiares, de mutuários do crédito fundiário, entre outros, permitindo, dependendo do caso, a liquidação ou renegociação dessas dívidas”, afirma.

O superintendente destaca ainda vantagens, dependendo do caso, que vão desde o recálculo do saldo devedor com encargos normais, dispensa de amortização prévia, bônus de adimplência de até 80% na parcela da renegociação, entre outras.

Os agricultores interessados podem procurar o Banco do Nordeste e parceiros e assinar o Termo de Adesão da referida Lei e das resoluções em vigor. Pela parceria, as instituições envolvidas vão intensificar a divulgação dos benefícios dessas medidas legais para regularização das dívidas e coletar a assinatura dos agricultores familiares.

 

Deixe o seu comentário