17/09/2013 10h53

Emater participa de vídeoconferência experimental do Programa de Enfrentamento de Influenzas

Projeto é desenvolvido em parceria com a Embrapa e busca basicamente a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares

Reunião na Emater

O reforçando as ações de enfrentamento das gripes aviárias, suína e equina, o projeto educacional para enfrentamento das influenzas no campo, comandado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, cumpre mais uma etapa em Alagoas. Na tarde desta quinta-feira, 12, foi realizada uma videoconferência experimental entre os estados da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Ceará e Paraná. O objetivo é difundir a nova tecnologia para que seja mais uma ferramenta na capacitação e troca de informações que deve ir além do projeto relacionado.

O projeto conduzido por um grupo executivo interministerial, formada inclusive pelo MDA, capacitou cerca de 60 técnicos extensionistas em Alagoas, dividido em duas turmas, através da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Agora, com a criação da EMATER/AL, os trabalhos de extensão rural são desenvolvidos pela instituição pública estadual de ATER.

De acordo com René Dubois, consultor do MDA SAF/DATER, o projeto é desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e busca basicamente a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “A nova tecnologia tem a capacidade de interligar de forma interativa 40 computadores e mais a opção de 150 links de recepção. É uma ferramenta que aproxima, diminui os custos, facilitando a interlocução das informações técnicas e de utilidade pública”, destacou Dubois.

A superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural da EMATER/AL, Rita de Cássia Ferreira, frisou como a tecnologia pode otimizar os trabalhos com as gerências regionais e até os escritórios locais do instituto. “A troca de experiência com os estados que participaram de vídeo foi muito interessante. Alguns estados já planejaram a ampliação da utilização dessa ferramenta e nós devemos fazer o mesmo, por isso, reunimos para o momento os gerentes regionais para conhecerem o funcionamento da ferramenta”, frisou Rita de Cássia.

A EMATER/AL possui oito gerencias regionais, que abrangem em média 10 municípios cada e 70 escritórios locais, atuando assim em 80% do estado de Alagoas. A meta para 2014 é atender a 30% dos estabelecimentos da agricultura familiar em todo estado o que representa mais de 37 mil famílias.

TAGS:

Deixe o seu comentário