04/09/2013 7h56

Emater Alagoas promove Dia de Campo sobre o cultivo do milho forrageiro, granífero e feijão

Evento ocorre nesta quarta-feira, na comunidade Baixa da Boneca. no município de Senador Rui Palmeira

Cultivo do milho, no Nordeste

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas, Emater Alagoas, através da coordenação das unidades demonstrativas de sorgo, milho e palma no Médio Sertão, acompanhada pelo extensionista José Valmiro Gomes, realiza nesta quarta-feira, um Dia de Campo sobre o cultivo do milho forrageiro, milho granífero e feijão.  A atividade acontece, a partir das 9h, na comunidade Baixa da Boneca, município de Senador Rui Palmeira.

De acordo com o extensionista da EMATER/AL a atividade percorrerá três propriedades vizinhas, pertencente a uma única família. Na primeira, do agricultor José Gildo dos Santos, o grupo irá conhecer a produção de grãos em uma área de 58 tarefas. “Todas as propriedades adotam a adubação química, o espaçamento adequado para cada cultura e um dos pontos mais importantes, o controle financeiro, assim poderemos saber o quanto foi investido e o rendimento real dos investimentos”, destacou José Valmiro Gomes.

Na segunda parada, na propriedade do agricultor Miguel Antônio dos Santos, os visitantes irão conhecer o cultivo do milho para forragem animal. Na área de oito tarefas será demonstrada a colheita e como fazer a silagem mecanizada. Encerrando as atividades do dia será demonstrado o beneficiamento a campo do feijão. O agricultor José Givaldo dos Santos abrirá sua propriedade para que os agricultores e técnicos dos municípios de Senador Rui Palmeira, Carneiros e Santana do Ipanema conheçam o beneficiamento do feijão utilizado na propriedade.

“Decidimos incluir a atividade do feijão porque a prática utilizada na propriedade é bastante eficiente. A triagem vai desde a escolha das sementes, que são de qualidade, e passa pelo plantio correto, com espaçamentos adequados, adubação química, até a colheita. A área de 70 tarefas rendeu 403 sacos. O destaque será para o beneficiamento desse feijão”, informou o coordenador das unidades demonstrativas de sorgo, milho e palma no Médio Sertão da EMATER/AL.

TAGS:

Deixe o seu comentário