20/08/2013 13h35

Trinta agricultores familiares conheceram nesta terça experiências produtivas orientadas pela EMATER/AL

A atividade será comandada pelos técnicos extensionistas da Gerencia Regional Agreste da EMATER/AL, com sede em Arapiraca.

Trabalhadores conhecem as vantagens do sorgo forrageiro como alimento dos animais

Um grupo de trinta agricultores familiares, dos municípios de Arapiraca, Craíbas e Coité do Nóia, conheceram nesta terça-feira (20), experiências produtivas orientadas pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), em Feira Grande. A atividade será comandada pelos técnicos extensionistas da Gerencia Regional Agreste da EMATER/AL, com sede em Arapiraca.

De acordo com o gerente regional, Eraldo Saturnino, foram selecionadas quatro experiências que servirão como exemplo para o grupo que participará do intercâmbio.  A primeira parada será na comunidade Massapê, onde será apresentado o plantio de pimenta malagueta irrigada. A região possui indústrias de beneficiamento de molho de pimenta, ou seja, existe mercado para escoar a produção.

Será visitada a propriedade do agricultor Antônio Leonídio, na comunidade Imbiriçu. O agricultor cultiva sorgo forrageiro e a palma adensada, voltados para a alimentação animal. Em seguida ainda com foco na alimentação animal, os agricultores aprenderão como misturar artesanalmente a ração e como utilizar biofertilizantes, além de explorar o biodigestor modelo indiano.

“Identificamos as experiências de acordo com o perfil dos agricultores que participarão do intercambio, ou seja, a proposta é que esse grupo torne-se multiplicador das atividades produtivas que vamos conhecer. A região Agreste é muito rica em diversidade produtiva e um dos objetivos da EMATER/AL é explorar o potencial regional”, frisou Eraldo Saturnino.

O último projeto a ser visitado será na comunidade Olho D’Água do Mandacaru, na propriedade do agricultor Manoel Firmo. Lá os agricultores irão conhecer o projeto rotacionado com cerca elétrica. Ao final, representantes do município de Feira Grande, irão receber os agricultores para um almoço.

Deixe o seu comentário