16/08/2013 10h27

Moradores de Igaci recebem curso de produção de biscoitos do Senar-AL

O Município, que já havia recebido um curso de doces e salgados, passou agora por aulas que ensinaram aos participantes a produzir diversas receitas

Alunas do Senar participam do curso de doces e biscoitos

Nos dias 13 e 14 deste mês, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AL), em parceria com o Sebrae, levou para Igaci mais uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para a população. O Município, que já havia recebido um curso de doces e salgados, passou agora por aulas que ensinaram aos participantes a produzir diversas receitas diferenciadas de biscoitos.

Os dois dias de aula do curso foram práticos e os alunos aprendem a produzir, de uma maneira simples, quinze tipos diferentes de biscoitos. O objetivo é que, depois desse período, eles comecem a produzir para comercializar, podendo garantir uma renda extra com as vendas. De acordo com a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Igaci, Francisca Cardoso, o curso do Senar proporciona desenvolvimento e uma maior inclusão dos participantes na sociedade.

“O foco aqui é desenvolver potencialidades, trabalhando dentro da cidadania. As aulas que foram ministradas dão espaço para diversas pessoas adquirirem uma nova ocupação, entrando no mercado e gerando ganhos financeiros”, afirmou a Francisca. A psicóloga explicou ainda que, além do crescimento pessoal, há também um grande desenvolvimento familiar. “Muitas famílias usam os conhecimentos adquiridos aqui como o novo negócio de todos. Participar desses cursos é realmente uma oportunidade de abrir portas”, concluiu.

A instrutora do Senar que ministrou as aulas para a turma de 15 alunos, Albenise Barros, explicou que o ponto forte do curso é conseguir atrelar praticidade com os sabores diferenciadas. “Entre tantos tipos de biscoitos que ensinamos, os participantes aprendem a produzir receitas de queijo com goiabada, de cebola com alho, batata doce, e os mais famosos, que são os biscoitos de aveia sem glúten e sem lactose. É realmente um leque bem diferenciado para que eles invistam e se desenvolvam sempre mais”, afirmou a instrutora.

Uma das alunas do curso, Rosivânia Tenório, sempre garantiu a renda da família pintando panos de prato para vender, e ressaltou que o apoio do Senar foi fundamental para que ela pudesse expandir seu negócio. “Agora que sei fazer biscoitos, meu trabalho vai melhorar bastante. Continuarei com minha antiga ocupação, e acrescentarei esse novo conhecimento para aumentar minha renda, produzindo para festas de aniversário, vendas no mercado e encomendas em geral”, concluiu Rosivânia.

Deixe o seu comentário