22/08/2013 15h30

Governo, produtores, industriais e famílias prestigiam 11 anos do Programa do Leite em Alagoas

80 mil famílias são assistidas pelo Programa do Leite no Estado de Alagoas

Secretário de Agricultura, José Marinho Júnior, destaca o relevante papel da CPLA para a agropecuária alagoana

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A comemoração de 11 anos do Programa do Leite em Alagoas, nesta quinta-feira, 22, reuniu representantes do Governo do Estado, produtores rurais, empresários das pequenas indústrias de laticínio e famílias humildes assistidas pela distribuição de leite na sede da Cooperativa da Produção Leiteira em Alagoas (CPLA), no Parque da Pecuária.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, declarou emocionado que a comemoração desta data demonstra a seriedade e a entrega de todos cooperadores – do pequeno ao grande produtor – que tem trabalhado diariamente pelo êxito e pelo sucesso do programa do leite. Isso deve-se à capacidade da cooperativa em dialogar e incorporar novos membros a exemplo dos agricultores familiares que também estão fornecendo leite aos laticínios. Essa nova política aumentou o quadro de cooperados para mais de três mil.

Disse Monteiro, também merecem aplausos os proprietários que estão imbuídos no projeto de  fornecer leite de qualidade às famílias assistidas no Estado, em particular, nos bairros mais pobres da capital alagoana. Atualmente, 80 mil famílias estão sendo atendidas com a distribuição diária de leite.

E as perspectivas são boas, previu ele, pois, o Governo Federal e o Governo do Estado estão satisfeitos com o resultado do Programa do Leite. Embora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ainda esteja distante do patamar desejado por toda a sociedade, a redução da mortalidade infantil avança cada vez mais, o que significa que o leite está ajudando a salvar vidas.

O ex-presidente da CPLA, Ricardo Barbosa, fundador da entidade, declarou ser gratificante observar o crescimento da cooperativa a ponto de ser referência para todo o País. “É muito bom ver que as inúmeras reuniões, horas de debates e viagens ao Rio Grande do Norte [estado modelo na distribuição de leite e soerguimento da cadeia produtiva de laticínios] resultaram na existência e no fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Alagoas.

O pecuarista Álvaro Vasconcelos, integrante do grupo fundador da CPLA, disse que a cadeia produtiva do leite no Estado está cada vez mais forte e consolidada após a ampliação das ações da cooperativa – atuando mais próximo do produtor de leite, em especial, do pequeno; cobrindo ainda mais a zona rural; e sempre mantendo contato e integração com as famílias assistidas pelo Programa do Leite.

Vasconcelos enalteceu ainda o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado e Sebrae Alagoas.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, disse que a maneira como a  CPLA  trabalha o Programa do Leite é um caso de sucesso e exemplo para a agropecuária brasileira onde ganha o empresário, o produtor rural, o Estado e a sociedade. “Não é à toa que essa metodologia adotada pela cooperativa alagoana é motivo de elogio e destaque em Brasília”.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário