02/07/2013 8h36

Produtores de leite vinculados à CPLA terão crédito de R$ 15 mil para renovação do rebanho

Recursos serão disponibilizados pela Desenvolve. Cerca de 2 mil produtores serão assistidos

Nova tecnologia de pasto rotativo acrescido da aquisição de rebanho de melhor genética aumenta a produção leiteira nas pequenas propriedades

Agricultores familiares que fornecem o produto ao Programa do Leite e estão vinculados à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) terão um crédito de até R$ 15 mil para renovação do rebanho. O recurso será disponibilizado pela Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas) para cerca de 2 mil pequenos produtores, segundo avaliação do presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro.

O crédito também será disponibilizado para laticínios, ajudando a fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado. “Será importante para os produtores, que poderão investir no rebanho, na genética e melhorar a produtividade de leite. Isso vai refletir no aumento da renda”, afirmou Monteiro.

Na semana passada, ele participou de uma reunião, na sede da CPLA, com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, e as coordenadoras do Programa do Leite pela Seagri, Andréia Peixoto e Larissa Marinho. “Com esse financiamento, estamos contribuindo para a evolução das associações e cooperativas de Alagoas”, enfatizou Fábio Leão.

“Executamos uma série de ações em prol da estruturação da pecuária de leite, por meio do Programa Alagoas Mais Leite. Repassamos às associações e cooperativas tanques de resfriamento, kits de ordenha higiênica, capacitação para banco de forragens, gestão da unidade produtiva e kits de inseminação artificial, além da ação de comercialização com o Programa do Leite, Mas entendemos sim que o financiamento é também um ponto fundamental”, comentou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, parabenizando a CPLA e a Desenvolve pela iniciativa.
Publicação – Como parte das ações, a CPLA, a Desenvolve e a Seagri também pretendem lançar uma publicação a respeito da importância do Programa do Leite para a socioeconomia rural, enfocando também a questão da saúde dos beneficiários.

Atualmente, cerca de 3 mil pequenos produtores de leite fornecem o produto ao Programa do Leite que, diariamente, repassa 80 mil litros para 80 mil famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional em todos os 102 municípios.

 

Deixe o seu comentário