18/07/2013 9h10

Desenvolvimento Territorial da Bacia Leiteira é discutido durante conferência em Pão de Açúcar

Projeto envolve os municípios da Bacia Leiteira de Batalha e do Sertão

 

Produtores rurais debatem sobre a necessidade do planejamento do Desenvolvimento Rural na Bacia Leiteira

Mais de cem pessoas entre agricultores familiares, sindicalistas, representantes de empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural, representantes da Sociedade Civil, grupos de jovens, mulheres e quilombolas elegeram as principais propostas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território da Bacia Leiteira Alagoana, em Pão de Açúcar, nesta quarta-feira (17). O território é composto pelos municípios de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Jaramataia, Jacaré dos Homens, Monteirópolis, Major Isidoro, Pão de Açúcar, Palestina, Olho D’Água das Flores e Minador do Negão.

Na abertura da conferência, o vice-prefeito do município de Pão de Açúcar, Marcos Tavares, deu as boas vindas aos conferencistas e a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (SuperAter) do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), Rita de Cássia Ferreira, fez a apresentação da sistemática da CTDRRS.

“É na conferência territorial que definimos as demandas específicas das regiões. As necessidades são diversas, por isso esse é o momento de apontarmos o que é de mais importante e estratégico para as regiões. É valido lembrar que as propostas aprovadas serão levadas para plenária nacional e irão compor o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, ou seja, é a partir do que colocamos aqui que as políticas públicas do Governo Federal chegará aos territórios”, destacou a superintendente da EMATER/AL.

Entre as propostas para o tema Autonomia da Juventude Rural, todos os grupos demandaram a implantação de uma política de qualificação profissional e desenvolvimento rural que proporcione a permanência da juventude no campo.  Como demanda para Promoção do Etnodesenvolvimento, foram apresentadas propostas de resgate cultural das comunidades quilombolas, regularização das terras e valorização das culturas tradicionais.

Os debates foram divididos em quatro eixos, Desenvolvimento Socioeconômico, ambiental e Fortalecimento da Agricultura Familiar, Autonomia das Mulheres, Autonomia e Emancipação da Juventude Rural, Promoção do Etnodesenvolvimento. A 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Alagoas está prevista para acontecer em Maceió na 2ª quinzena do mês de agosto.

O local da CEDRRS será anunciado no mês da realização do evento pela Comissão de Organização, que contam com a Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas (MDA), Conselho Estadual da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária (CEDAFRA), Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, EMATER/AL e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura de Alagoas (FETAG/AL).

Deixe o seu comentário