05/06/2013 12h50

Cadeia produtiva alagoana de mel de abelha será contemplada com modelo de gestão institucional

Ação faz parte da parceria entre Desenvolve e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID)

Economista e consultor Edmilson Fialho fala sobre gestão e planejamento do negócio

Com o objetivo de aprimorar ainda mais a cadeia produtiva do Estado de Alagoas, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas promoveu uma capacitação com representantes da Cooperativa de Produtores de Mel de Abelha e Derivados LTDA (Coopmel). O evento faz parte das ações do Projeto de Consolidação do Modelo Institucional da Desenvolve, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

A capacitação servirá como ponto inicial para a criação de um modelo de gestão institucional para a cadeia produtiva de Alagoas. O projeto piloto realizado junto à Coopmel, após aprovado e testado, será replicado nas demais cadeias produtivas e cooperativas do Estado.

No encontro, o economista e consultor Edmilson Fialho, apresentou os principais pontos sobre a importância do planejamento estratégico e modelo de gestão para o negócio. “É necessário entender que a gestão estratégica implica num processo de adaptação contínua que a empresa, seja ela de qualquer ramo e/ou natureza, deve enfrentar, mudando hábitos, cultura, estratégias e postura. Assim, agrega valor aos produtos e serviços”, destacou.

Em relação à cadeia da apicultura em Alagoas, o grupo realizou uma análise do ambiente externo, com ameaças e oportunidades, a partir dos contextos econômicos, políticos e demográficos. O presidente da Coopmel, Reginaldo Lira, destacou a importância do acesso ao crédito e do incentivo à exportação para a apicultura. “Paralelo a essas oportunidades, temos como ameaças as taxas de juros e o aumento da inflação”, completou.

Para a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, a capacitação contribui positivamente para a continuidade dos trabalhos que vêm sendo realizados no projeto. “Com essas ações, podemos trabalhar com a perspectiva de minimizar as desigualdades sociais e erradicar a pobreza extrema, por meio da diversificação econômica”, afirmou.

O projeto

A consolidação do modelo institucional da Desenvolve compõe uma das ações do Programa de Fortalecimento de Capacidades de Gestão de Políticas Públicas e Promoção de Pequenas e Médias Empresas, realizado através de um convênio celebrado entre o Governo de Alagoas e a AECID.

Além disso, o programa foi o responsável pela estruturação do plano de negócios da Agência e o apoio à formação do conselho consultivo. As ações e atividades são realizadas através da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e Desenvolve, AECID, Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS).

Entre as ações que ainda serão realizadas no projeto estão: contratação de técnicos que apoiem as cadeias produtivas de Alagoas e publicações dos trabalhos realizados, com o objetivo de divulgar e promover a agência em âmbito nacional e internacional.

Deixe o seu comentário