22/05/2013 9h38

IV Expoovinos movimenta Parque da Pecuária

Evento foi organizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas

Criação de ovinos tem proporcionado bom retorno financeiro aos produtores

A semana foi agitada entre os dias 14 e 19 de maio, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira — o famoso “Parque da Pecuária” — local onde ocorreu a quarta edição da Expoovinos de Alagoas, que aqueceu o mercadodedicado ao comércio e exposição de ovelhas e carneiros no Estado. O evento foi organizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (ACCOAL).

Quem comparecia ao tatersal da Pecuária, pôde conferir mais de 250 animais expostos com o devido rigor genético e primor na seleção dos plantéis. As raças Santa Inês e Dorper foram bem representadas com os nove e dez criadores, respectivamente.

E a movimentação era significativa. O mercado da ovinocultura parece ter ganhado espaço e sua carne cada vez mais valorizada. Prova disso é a demanda devido ao preço bem cotado do animal de corte. “Um ovino, com no máximo 10 meses, pode ter sua carne vendida por R$12 em média”, é o que diz Marcelo Cordeiro, da Varrela Pecuária.

Sobre o cenário de crise que afeta a agropecuária nordestina, devido à estiagem, a edição de 2013 da Expoovinos exigiu cautela, mas não que isso fosse motivo para não realizar o evento. “Mesmo esse ano ela ter tomado proporções mais dramáticas, a seca é algo corriqueiro e mais do que nunca os criadores se uniram para tentar superar o momento”, esclarece Marcelo.

A IV Expoovinos ainda contou com premiações para os carneiros, ovelhas e borregos (ovinos de até 12 meses), com categorias obedecendo a requisitos como idade, gênero e sua progênie.

TAGS:

Deixe o seu comentário