20/05/2013 12h03

Codevasf capacita quase 26 mil jovens ao longo dos 20 anos do Projeto Amanhã

Projeto Amanhã oferece oportunidades para jovens da zona rural contribuindo para a diminuição do êxodo rural

Projeto Amanhã abre oportunidades para os jovens do campo

Assessoria/Codevasf

O Projeto Amanhã completa nesta semana 20 anos de existência, com a marca de quase 26 mil jovens capacitados. Criado em maio de 1993 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Projeto Amanhã busca inserir jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo.

A melhoria da qualidade de vida da população – em municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Sergipe – é um dos resultados do Projeto Amanhã, que possibilita o desenvolvimento regional de maneira sustentável, o exercício da cidadania e o comprometimento com a preservação ambiental.

Trata-se de um programa social da Codevasf que fomenta a organização e a capacitação de jovens entre 14 e 26 anos. As ações do Projeto Amanhã estão alinhadas com a missão da Companhia de promover o desenvolvimento e a revitalização das bacias onde atua com o uso sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas. O projeto também contribui para a diminuição do êxodo rural por meio da geração de oportunidade de trabalho, emprego e renda.

Os irmãos Marciel Ferreira dos Santos, 28, e Marcelino Ferreira dos Santos, 31, já participaram de cursos na área de avicultura e piscicultura, no município de Porto Real do Colégio (AL). Hoje, os dois criam galinhas e cultivam peixes com os conhecimentos adquiridos no Projeto Amanhã. Marciel conta que participou de outros cursos, como tratorista e informática, e avalia positivamente a iniciativa. “Antes de participar dos cursos, a criação não ia para frente porque não sabíamos dos cuidados necessários, como aplicar uma vacina. Essa qualificação foi muito importante”, afirma.

Já Fabrício dos Santos, 30, outro ex-aluno, participou de um curso técnico de viveiros e produção de mudas em Sergipe. Ele trabalha desde 2011 em um projeto de reflorestamento na região do Baixo São Francisco disseminando o que aprendeu. “Estamos levando para outras pessoas tudo aquilo que aprendemos durante as aulas do Projeto Amanhã”, diz,

Somente em 2012, o Projeto Amanhã qualificou cerca de mil jovens em cursos que vão de manutenção de máquinas agrícolas a corte e costura, passando por manejo apícola, inclusão digital e elétrica industrial. Em 2013, já estão em andamento cursos de mecânica e manutenção elétrica, manutenção de trator, eletricista instalador predial de baixa tensão, informática básica e processamento de frutas. Também estão previstos cursos de agroecologia, caprinovinocultura, padeiro e confeiteiro, entre outros.

O Projeto Amanhã conta com recursos provenientes da Lei Orçamentária Anual (LOA) de aproximadamente R$ 1 milhão. Os cursos são gratuitos e levam em conta as demandas, as características dos mercados local e regional e os anseios dos jovens. As atividades que fortalecem a estruturação dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) são priorizadas, como as áreas de caprinocultura, ovinocultura, bovinocultura, avicultura, suinocultura, fruticultura e apicultura.

Para desenvolver as ações do Projeto Amanhã, a Companhia conta com a parceira de governos estaduais e municipais, além de organizações privadas, empresas de pesquisa e assistência técnica, organismos internacionais, organização de produtores, associações e cooperativas, escolas técnicas e agrotécnicas, escolas de ensino formal e organizações não-governamentais. Entre as parcerias, destacam-se as com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sesi (Serviço Social de Indústria), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) e as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs).

Os jovens interessados em participar do Projeto Amanhã devem procurar a Codevasf em seu estado. As capacitações abordam as fases de produção, processamento e comercialização, além de informações sobre manutenção e operação de máquinas e implementos agrícolas. Para aqueles que desejam ser capacitados em áreas não-agrícolas, também são oferecidos cursos com foco na geração de renda, como corte e costura, cabeleireiro, artesanatos, floricultura, produção de doces e biscoitos, informática básica, desenho gráfico e auxiliar administrativo.


TAGS:

Deixe o seu comentário