16/04/2013 7h37

Seca dizima o campo, e produtores rurais endividados no BN e BB querem o perdão da dívida

Reunião aconteceu na sede da Faeal e contou com a participação do presidente Álvaro Almeida, senador Benedito de Lira, deputado federal Alexandre Toledo e deputado estadual Inácio Loiola

Presidente da Faeal Álvaro Almeida coordenou os debates que tiveram a participação dos deputados Alexandre Toledo e Inácio Loiola e do senador Benedito de Lira

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A estiagem prolongada que castiga o setor agropecuário alagoano causando sérios prejuízos aos produtores rurais do Estado e a problemática do endividamento rural foram temas debatidos nesta segunda-feira, 15, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). Estavam presentes à mesa o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, o deputado estadual Inácio Loiola, o senador Benedito de Lira e o deputado federal Alexandre Toledo.

O presidente da Faeal, Álvaro Almeida, destacou a participação da classe política além dos representantes dos produtores alagoanos no debate que tem como propósito encontrar de uma vez por toda uma solução para liquidar a dívida dos agricultores rurais que estão na iminência de perder sua propriedade para os bancos, a exemplo do Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

É imprescindível solucionar a situação dos agricultores rurais que neste ano de 2013 estão totalmente descapitalizados, sem recursos e sem produção para sustentar até a família em decorrência da seca. “O Governo Federal precisa olhar com mais atenção para o homem do campo dando-lhe condição de morar e produzir na zona rural e não expulsá-lo para a cidade, como os agentes financeiros estão fazendo ao executar a dívida levando as fazendas a leilão”

O deputado estadual Inácio Loiola disse que o Banco do Nordeste tem que por em prática políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional e não de opressão social ao agir para executar as dívidas dos produtores rurais que tanto trabalharam para conquistar seu patrimônio.

Por outro lado, disse Loiola, faz-se necessário criar políticas públicas urgentes a exemplo de um PAC Emergencial de Convivência com a Seca e de um fundo regional para viabilizar a liberação de projetos e recursos para atenuar os efeitos da estiagem. Hoje, a seca atinge o semiárido, o agreste, a zona da mata e o litoral. ‘’ É preciso livrar-se da burocracia para que as coisas aconteçam, pois, o nordestino não pode mais esperar”.

O senador Benedito de Lira prometeu empenho ao declarar que o perdão da dívida dos agricultores é a proposta mais justa para resolver de uma vez por toda essa difícil situação por que passa os produtores alagoanos.

Participaram também do evento os presidentes da Cooperativa da Produção Leiteira em Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro,   da Capial (Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca), Francisco Irmão, e da ACAL (Associação dos Criadores de Alagoas), Domício Silva.

Deixe o seu comentário