22/04/2013 9h49

Leilão Vaquejada e Trabalho supera expectativas

Mesmo com o setor agropecuário em crise, pregões de cavalos ainda conseguem aquecer a economia

Cavalos da raça quarto de milha
Logo no início da noite, centenas de pessoas chegavam ao tatersal do Parque de Exposições José da Silva Nogueira, ou “Parque da Pecuária”, na última quarta-feira, dia 17. O motivo era o 8º Leilão Vaquejada e Trabalho, o já tradicional remate que reúne as melhores linhagens de cavalos corredores e toda genética agregada para garantir verdadeiros campeões.

Foram 45 lotes de machos e fêmeas das raças quarto de milha e paint horse, ambas com excelência genética para cavalos devaquejada e garantia de muitos prêmios.

Além da comercialização dos animais, houve também a venda de cotas de cobertura do garanhão e exímio puxador Doc´s Casonita Bar. Agora “aposentado” das pistas, o remate contemplou os compradores com direito a duas coberturas anuais do animal, com quantia fechada em 10.000 reais cada uma. Garantia certa na linhagem, pois ele é filho do imortal Doc´s Bar PH, a quem o leilão conferiu tributo.

O garanhão pertencia aos já experientes criadores Marla Tenório, do haras Porto Rico, e Celso Pontes de Miranda Filho, do haras CPMF, ambos também promotores do Vaquejada e Trabalho. Outros destaques foram as fêmeas quarto de milha Gold Bang e Blonde Pozanita, arrematadas por R$24.000 e R$34.500 respectivamente.

Em relação à repercussão dessa oitava edição, o sucesso surpreendeu até mesmo os organizadores. “Achávamos que com a seca teríamos algum decréscimo, mesmo assim as pessoas que vieram pra cá de quase todo Nordeste comprovaram que o mercado de equino ainda está forte”, comenta entusiasmada Marla Tenório.

Tão forte que há estimativa de que o segmento tenha movimentado no país cerca de meio bilhão de reais no ano passado, de acordo com a diretoria da Agreste Leilões, empresa responsável pelo Vaquejada e Trabalho. Essa quantia inclui leilões, prêmios e demais eventos relacionados com o comércio de cavalos.

Ao todo, o leilão arrecadou 872.300 reais nesta edição, uma variação de quase 20% a mais em relação ao ano passado. Muito dessa alavancada de faturamento se deu pela qualidade dos lotes e pelo investimento que o mercado está apostando na difusão e visibilidade da marca nas redes sociais.

“Com a conta do haras Porto Rico no Instagram, pudemos dar margem à pesquisa por meio das visualizações e curtidas que as imagens dos cavalos tinham desde o início da divulgação do Leilão”, comemora Marla.

Ponto também para o Canal do Criador (www.canaldocriador.tv.br), o qual ficou a par da transmissão online do remate, proporcionando aos que não puderam c omparecer ao leilão terem a chance de adquirir alguns lotes, acessando ao site.

 

Serviço

Evento: 8º Leilão Vaquejada e Trabalho

Data: 17/04/2013 (quarta-feira)

Local: Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária)

Horário: às 19h

__________________________

Deixe o seu comentário