27/04/2013 11h31

CPLA reúne produtores e associações em encontro com Governo para debater sobre a seca

Mais de 70 produtores rurais marcaram presença na busca de expor ao governo estadual as necessidades do setor

Estiagem prolongada tem afetado os pequenos produtores de leite
Ocorreu n aúltima,  a reunião entre associações e cooperativas junto ao secretário estadual de agricultura, José Marinho Júnior, por intermédio da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA). O encontro foi realizado nas dependências do Palácio do Governo, contando com a presença de mais de 70 produtores rurais integrados a cerca de 50 associações e comunidades vinculadas à cooperativa.

Na pauta da reunião, realizaram um panorama da situação da cadeia produtiva leiteira em Alagoas e o quanto foi relevante o papel da CPLA ao incluir o pequeno produtor à cooperativa, além de disseminar o associativismo no campo. Entretanto, a entidade necessita de todo apoio das políticas públicas para fortalecer o setor, principalmente diante do quadro de estiagem que vem maculando os rebanhos em todo estado, do litoral ao sertão.

Um ponto bastante destacado foi a importância do Programa do Leite e sobre o papel da CPLA em ser a intermediadora do programa do governo federal em Alagoas, o que gera uma saída eficaz em manter o preço fixo do produto e a de haver um comprador certo e estável. De toda forma, ainda é preciso fazer os devidos reajustes, pois a produção acaba superando o valor de lucro diante do cenário de crise na área rural.

“Cana e leite são as maiores fontes de renda agropecuária do estado. Os dois, com a seca, estão na UTI”, alertou o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ibateguara, Zorte Lins. Ele, como muitos associados presentes, fizeram levantar a questão sobre a importância de subsidiar parte do preço do leite pelo governo estadual.

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, expôs a questão de manter o crédito e a renda dos produtores e, após a reunião, espera que as reivindicações sejam atendidas. “Os governos estadual e federal estão dispostos a nos auxiliar, pois percebem o quanto o produtor está empenhado em querer manter-se na cultura leiteira. Se houver iniciativa das políticas públicas, ele vai querer o leite como sua principal fonte de renda”, reforça Aldemar.

A convocação foi também intermediada pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB/AL), o qual se encontra à frente das tentativas de possibilitar o abastecimento das áreas castigadas pela seca e manter a bacia leiteira. “Temos que dar os parabéns à CPLA, pois grande parte do leite em Alagoas está a cargo dela. Ela é quem consegue integrar o pequeno produtor para fortalecer o setor”, enfatizou Carimbão, presente no encontro.

A reunião contou com lideranças e representantes de entidades governamentais e também com as de apoio à produção rural, as quais buscaram ouvir as necessidades vindas diretamente dos produtores. A secretário do secretário de agricultura é levar tais reivindicações ao governador Teotonio Vilela Filho.

TAGS:

Deixe o seu comentário