23/04/2013 13h33

Balde Cheio muda vida de produtor alagoano que conquista o Prêmio Competitividade Brasil

Produtor conquistou 2º lugar na etapa nacional. Pela primeira vez Alagoas foi finalista do prêmio na categoria Agronegócios

Produtor Marcelo Albuquerque ao lado da esposa expõe feliz a placa do Prêmio Competitividade MPE ladeado pela diretoria do Sebrae Alagoas

Marcela Sampaio/Sebrae Alagoas

Os integrantes do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas em reunião mensal com o objetivo de discutir os assuntos internos referentes à pauta da instituição, paralisaram os trabalhos por um momento para  receber e homenagear o produtor alagoano Marcelo Pereira Albuquerque, proprietário da Fazenda Albuquerque, que conquistou o 2º lugar na etapa nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil. Pela primeira vez, Alagoas foi finalista do prêmio na categoria Agronegócios.

Além de placas de homenagem, Marcelo recebeu das empresas DeLaval e Plantel Agropecuária, que representa a primeira em Alagoas, uma ordenhadeira mecânica para a sua fazenda, ou seja, uma máquina que faz a sucção do leite e que representa uma alternativa mais higiênica e eficiente para a ordenha, aumentando em até 20% a produção de leite e reduzindo o tempo de trabalho.

“Só tenho a agradecer a Deus e à equipe técnica que me auxilia através do Programa Balde Cheio, porque, se não fosse essa metodologia, a minha situação não estaria melhor que a dos outros produtores alagoanos, que estão sofrendo muito com a seca severa no estado. Ainda estou passando por dificuldades, mas, por conta do meu planejamento, consegui estocar alimentos e tomar medidas que estão me fazendo ultrapassar essa fase da melhor forma possível. O prêmio me ajudou a conquistar ainda mais parceiros para crescer. Agora, temos que torcer para que a natureza reverta esse quadro”, afirma Marcelo Pereira de Albuquerque.

Durante a reunião, Marcelo apresentou os procedimentos utilizados na sua fazenda que o fizeram ganhar destaque e ser reconhecido nacionalmente. Como ele não se dava bem com sua antiga atividade, o cultivo do fumo, resolveu investir em outros segmentos, acabando por trabalhar com o leite. Em 2009, o produtor conheceu o Balde Cheio, em uma palestra realizada em Batalha, e foi aí que passou a investir na metodologia.

Hoje, sua propriedade, que possui 13 hectares, sendo 6,3 deles utilizados, já apresenta grandes avanços. Além do aumento significativo na plantação de tarefas de milho e de palma, algumas medidas foram tomadas para que sua produção de leite aumentasse. Ele reformou seus pastos, implantou o manejo alimentar, que determina o balanceamento das dietas das vacas de acordo com sua produção, fez a divisão de lotes para os animais e criou o sombreamento artificial. Com essas ações, a produção de algumas de suas vacas chega a 40 litros de leite por dia, o que o levou a comprar uma máquina de cortar palma e a fazer outras melhorias na sua propriedade e na sua casa. Como capacitação, participou do curso de Inseminação Artificial, e hoje já recria bezerras.

Antes do Balde Cheio, em 2008, Marcelo produzia 14.600 L/ano; atualmente, sua produção chega a 58.803 L/ano. Sua receita bruta, assim, passou de R$ 10.074,00/ano, em 2008, para R$55.086,82, em 2012.

“Marcelo é um exemplo de produtor rural, e tem nos orgulhado muito, principalmente nesse momento atípico de seca. Não me recordo, na minha sobrevivência, de uma situação tão trágica como essa para o Agreste e o Sertão de Alagoas. Nós e todos os alagoanos precisamos nos inspirar nessa história e mostrar que o pequeno produtor pode e deve ter acesso à tecnologia para avançar, e o Marcelo é a prova disso”, parabeniza-o o presidente do CDE do Sebrae Alagoas, Álvaro Almeida.

Para prestigiar o produtor, também estiveram presentes na reunião do Conselho o secretário de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior, o superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Alayr Correia, o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas, André Ramalho, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, entre outros parceiros.

TAGS:

Deixe o seu comentário