03/12/2012 10h09

Eletrobras descobre furto de energia em plantações de cana-de-açúcar em Atalaia

Operação apreende seis transformadores que funcionavam de forma clandestina para alimentar motobombas de irrigação

Irrigação em alguns canaviais alagoanos está ocorrendo com energia furtada
A Eletrobras Distribuição Alagoas e a Polícia Militar, representada pela 4ª Companhia Independente, realizaram, uma Operação para cumprir seis mandados de busca e apreensão em unidades consumidoras do município de Atalaia, especificamente em áreas de plantação de cana de açúcar. A operação apreendeu seis transformadores que funcionavam de forma clandestina, para alimentar motobombas de irrigação.

As ações foram resultado de um trabalho de investigação realizado pelo Centro de Inteligência da distribuidora que, a partir de estudos, identificaram uma similaridade entre o aumento no percentual de perdas de energia e o comportamento de consumo da Classe Rural, em especial a subclasse para Irrigação. Os técnicos também perceberam que alguns consumidores irrigantes, atendidos em Média Tensão e cujo consumo é sazonal, deixaram de solicitar à concessionária novas ligações e outros não chegaram a pedir nem a primeira ligação.

As inspeções em campo constataram a existência de diversos açudes construídos com fins de irrigação. Ao lado desses açudes havia os transformadores clandestinos, energizados, para alimentar os conjuntos de motobomba que “puxam” a água dos açudes através de uma extensa tubulação. Essa energia demandada é de enorme volume. Algumas fazendas detinham uma carga de bombeamento similar a que se demanda, por exemplo, para o consumo de água da população de umbairro de Maceió, como o Jacintinho.

Os consumidores encontrados nessa situação serão autuados, e responderão a um processo administrativo, e terão a energia cobrada retroativamente em até 3 (três) anos. Para esse cálculo, é considerada tanto a sazonalidade da carga como a tarifa de irrigação, além da multa administrativa. De acordo com o Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime, previsto no artigo 155.

Para solicitar sua ligação elétrica junto a distribuidora, o consumidor deve procurar a Eletrobras e apresentar um projeto das instalações, que passará por uma análise técnica para atestar dentro das normas, a viabilidade e a forma de atendimento. Após esses procedimentos, é assinado um contrato entre a Eletrobras e o consumidor, em que se estabelece a demanda a ser fornecida, as tarifas aplicadas e é instalado um sistema de medição para registro de consumo.

PREJUIZOS – As ligações clandestinas provocam diversos prejuízos tanto para a Eletrobras quanto para a sociedade. Nesse caso específico de Atalaia, estavam ocasionando distúrbios na rede elétrica, comprometendo a qualidade da energia fornecida, chegando a ocasionar interrupções de energia. A Eletrobras perde por ano, aproximadamente 27,5% da energia requerida, o que representa cerca de R$ 110 milhões. Vale ressaltar que os consumidores irrigantes têm uma tarifa especial concedida pelo Órgão regulador, para estimular a sua produção.

Deixe o seu comentário