22/11/2012 14h11

Garantia Safra continua com inscrições abertas para 2012-2013

Programa garante um seguro de R$ 760,00 dividido em cinco parcelas

Produtores devem cadastrar-se no Garantia Safra
O programa Garantia Safra continua com as inscrições abertas para o ano agrícola 2012-2013. Os agricultores do Sertão e do Agreste de Alagoas que quiserem se inscrever devem procurar os escritórios locais e regionais da Emater/Seagri.
 Em caso perda da plantação por seca ou excesso de chuva, o programa garante um seguro de R$ 760, dividido em cinco parcelas, que o agricultor recebe por meio do Cartão Cidadão ou cartão do Bolsa Família nasagências das Lotéricas e da Caixa Econômica Federal.
O período de inscrições segue até fevereiro de 2013. “Mas é importante que o agricultor se antecipe. Os agricultores que forem selecionados vão receber um boleto que deve ser pago para garantir a adesão. Esse boleto equivale a 1,25% do valor do seguro”, explicou o coordenador do programa em Alagoas, José Antônio dos Santos.
“A perda é comprovada por meio de laudos emitidos pelos técnicos. Esses documentos são enviados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que compara com dados meteorológicos da região”, citou o coordenador. Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o ideal é que o agricultor consiga produzir, mas, se as condições climáticas não ajudarem, é importante que ele tenha esse seguro.
“É uma renda para a família e que ajuda a movimentar a economia dos municípios. Por isso, fazemos um trabalho de sensibilização das prefeituras, para que elas também façam sua adesão ao programa”, comentou o secretário.
O Garantia Safra cobre as culturas de mandioca, feijão, arroz, algodão e milho, desde que cultivadas na região abrangida pelo programa. Em Alagoas, 38 municípios estão nessa área, que inclui Agreste, Bacia Leiteira e Sertão. Para o ano agrícola 2012-2013, o Estado dispõe de 30 mil cotas.

Deixe o seu comentário