16/11/2012 17h50

CPLA vai ao Canadá em busca de benefícios para a cadeia produtiva do leite de Alagoas

Acordo de cooperação técnica foi firmado com entidades canadenses para o desenvolvimento de novos projetos

Bacia Leiteira do Sertão de Alagoas possui condição de aumentar a produção de leite

Assessoria/CPLA

No último sábado (10), o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, embarcou para uma missão técnica internacional no Canadá junto com representantes do Governo e lideranças do setor produtivo do leite alagoano.

O objetivo da missão, que vai até o dia 17, é garantir novas parcerias e acordos de cooperação técnica para a cadeia produtiva do leite alagoana, além de apresentar os investimentos de Alagoas na região da Bacia Leiteira e no Polo Agroalimentar de Batalha.

“O momento é propicio, Alagoas está amadurecendo muito, o relacionamento com os produtores está evoluindo e o Governo do Estado está colaborando com isso” avaliou o presidente da CPLA.

Na terça-feira (13), as lideranças do setor participaram de reunião com representantes da União dos Produtores Agrícolas e Federação dos Produtores de Leite da Província do Québec, o propósito do encontro foi tomar conhecimento dos sistemas operacionais e da organização das instituições na província.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) e o Sindicato dos Produtores de Leite (Sindileite) firmaram acordo de cooperação técnica com as entidades canadenses para o desenvolvimento de novos projetos.

O convênio vai promover o intercâmbio de informações, capacitar o corpo técnico local e garantir a transferência de tecnologia de gestão do sistema de produção e transformação do leite que é feito no Canadá para Alagoas.

O diretor da Cooperativa, Fernando Medeiros, que também participa da missão, destaca as condições de crescimento que o setor do país oferece ao produtor. “A organização do setor produtivo é impressionante. Um lugar capitalista, onde o poder sindical está totalmente organizado e onde a margem praticada para os produtores, dá a eles condições de prosperar.”

De acordo com Aldemar, a viagem está sendo importante para trazer, aos produtores do Estado, modelos de sistemas e organizações que dão certo. “A união e o cooperativismo são muito fortes aqui. Esses são fatores importantes para que o estado de Alagoas saia na frente e consiga ter uma cadeia produtiva do leite mais solida. Vamos tentar fazer essa parceria com o Canadá e levar um pouco dessa experiência para a nossa cooperativa”, afirma ele.

A missão técnica participou ainda, nesta quarta-feira (14), de reunião no Valacta- centro responsável pela idealização, organização e implantação de todo o sistema de controle de produção do leite em Québec, província que é responsável por aproximadamente 45% do leite produzido no Canadá.

TAGS:

Deixe o seu comentário