27/11/2012 10h33

400 vacas e novilhas leiteiras entregues a produtores da Marituba

Animais matrizes foram doadas pelo Governo do Estado e pela Codevasf

Vacas da raça holandesa vão ajudar a criar novo polo na região da Marituba

Mais de 300 famílias do Arranjo Produtivo da Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), em Penedo, serão beneficiadas diretamente com ações de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com apoio da Cooperativa Pindorama.

Como parte da parceria, já foram adquiridas, por meio de licitação, 400 novilhas e vacas de primeira cria, da raça Girolando, para servir como matrizes e impulsionar a pecuária de leite na região. Os animais foram entregues nesta terça-feira, na sede da cooperativa Marituba, em Penedo.

“Essa ação de repasse de animais e equipamentos é uma indução ao processo de desenvolvimento. Pretendemos consolidar e evoluir a cadeia produtiva do leite, para que ela se expanda para outras regiões onde há potencial, que é o caso do Baixo São Francisco”, afirmou o governador em exercício, José Thomaz Nonô.
O convênio entre Seagri e Codevasf, cujo valor total chega a R$ 2.156.000,00, também prevê a aquisição de um caminhão com tanque isotérmico para transporte de leite, três tanques de resfriamento de leite, dois tratores com equipamentos que irão compor uma patrulha mecânica e equipamentos de informática, além de outros itens. “Quase todos esses equipamentos já foram adquiridos e alguns estão em fase final de aquisição”, destacou o secretário José Marinho Júnior.
“Eu acredito no cooperativismo e no associativismo, a exemplo do que já ocorre na Pindorama e na Coomarituba. Por isso, com apoio do governador Teotonio Vilela, estamos com ações para fortalecer as cooperativas e associações no litoral norte, em Palmeira dos Índios, em Santana do Ipanema, em Penedo e outras regiões”, destacou o secretário.
Comercialização garantida – Na Marituba, os produtores serão capacitados, haverá um levantamento socioeconômico e assistência técnica. A produção de leite já tem compra garantida pela Cooperativa Pindorama e pelo Governo do Estado, para inclusão no Programa do Leite, que repassa o produto a famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional em todos os 102 municípios.
“A Pindorama já tem a estrutura necessária para adquirir, beneficiar e comercializar o leite desses produtores. Assim, fechamos o ciclo da produção e garantimos a geração de renda a essas famílias”, salientou o presidente da entidade, Klécio Santos.
“Esse projeto tem todas as condições para se tornar sustentável, afinal, a região já possui uma pequena bacia leiteira e um dos itens principais, que é a comercialização, já está garantida”, comentou o superintendente Hibernon Cavalcante. Segundo ele, o Nordeste é “a bola da vez” para as indústrias de laticínios. “Proporcionalmente, é a região onde mais há crescimento na produção de leite. Isso prova que a atividade é sustentável, tem mercado e expectativa de crescimento”, salientou.

O convênio também tem o apoio do Sebrae/AL, da Prefeitura Municipal de Penedo e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), que está fazendo um diagnóstico da cadeia produtiva em Alagoas.

TAGS:

Deixe o seu comentário