24/09/2012 13h17

CPLA difunde a metodologia do Balde Cheio em Alagoas e agrada pequeno produtor de leite

Regiões do sertão e da zona da mata são as primeiras assistidas. Produtores começam a saber mais sobre associativismo

Zootecnista Gustavo Ramos, coordenador técnico da CPLA, destaca o trabalho de associativismo e cooperativismo feito com os pequenos produtores de leite

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A Cooperativa da Produção Leiteira em Alagoas (CPLA) investe na metodologia do ‘Balde Cheio’ em benefício do pequeno produtor de leite no Estado. O projeto teve início nas regiões do sertão e da zona da mata abrangendo os municípios de Batalha, Jacaré dos Homens, Traipu, Mar Vermelho e Paulo Jacinto e tem por objetivo ampliar a produção de leite a custo menor.

Sete técnicos e mais um supervisor oferecem assistência aos produtores desses municípios que, além da transferência de conhecimentos  sobre maior produtividade de leite e aumento de renda, também apresentam por meio de palestras a viabilidade do associativismo e do cooperativismo como caminho para obter maior rentabilidade das propriedades rurais, diz o zootecnista Gustavo Ramos, coordenador técnico da CPLA

Ramos diz que a CPLA ainda está promovendo palestras no meio rural sobre a qualidade do leite e os cuidados que devem ser tomados na ordenha e no que se refere ao manejo da pastagem/nutricional e reprodutivo do rebanho.

150 produtores alagoanos participam dessa primeira etapa do projeto que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Seagri, Sebrae Alagoas, Faeal, e CPLA. O investimento nessa fase é de R$ 400 mil.

Esse trabalho inovador da CPLA, declara o coordenador técnico, está possibilitando o surgimento de novas regiões produtoras de leite, a exemplo de Paulo Jacinto, que não possuia tradição na produção de leite.

Com o interesse de pequenos produtores de leite integrarem-se à metodologia do ‘Balde Cheio’, ele acredita que novos técnicos serão contratados em 2013.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário