26/09/2012 15h24

800 animais devem ser julgados durante a Expoagro

Bovinos, equinos e ovinos serão cuidadosamente avaliados

Expoagro terá animais dos melhores planteis de Alagoas

Tradicionalmente, as edições da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro) vêm repletas de atividades que atraem e envolvem os pecuaristas e a população em geral. São estandes, shows, leilões e julgamentos. Estes, de fato, são uma grande atração para os criadores.

Morfologia, capacidade reprodutiva, aptidões e especificidades da raça são características determinantes quando o assunto é julgamento de animais. Nesta edição da Expoagro, 800 animais devem passar por este processo. Bovinos, equinos e ovinos passarão pelos criteriosos olhos dos julgadores convidados pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), organizadora do evento.

Através dos julgamentos os atributos dos animais podem ser ainda mais valorizados. Além disso, é possível estipular um ranqueamento dos animais em suas respectivas raças.

Segundo Domício Silva, presidente da ACA, a importância dos julgamentos está na possibilidade de se perceber e escalonar a qualidade dos planteis. “O criador pode traçar um comparativo de seu trabalho genético com o que vem sendo desenvolvido em outras propriedades não só de Alagoas, mas de outros estados”. Criadores de estados como Pernambuco, Paraíba, Bahia, Sergipe e outras unidades federativas também estarão presentes, o que enriquece ainda mais a atividade.

 

No julgamento do gado da raça nelore, está o médico veterinário Célio Arantes Heim. O julgador vem de Londrina, estado do Paraná. Os bovinos da raça guzerá serão avaliados pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Coutinho Madruga, de Natal, Rio Grande do Norte. Já os ovinos das raças santa inês e dorper passarão pelo julgamento de Antônio Valadares de Souza Neto, que vem diretamente do município de Afogados da Ingazeira, estado de Pernambuco. Jesus Lopes, de Uberaba, julgará os bovinos da raça Gir. Outros jurados também confirmaram participação.

A Expoagro 2012 acontece entre os dias 19 e 28 de outubro no Parque de Exposições José da Silva Nogueira, no bairro do Trapiche, em Maceió. Informações e programação completa no site expoagroalagoas.com.br

 

Serviço:

O quê: 62 Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro)

Quando: de 19 a 28 de outubro

Onde: No Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em    Maceió/AL

TAGS:

Deixe o seu comentário