03/08/2012 8h57

Cooperativa investe na variedade pimenta tabasco

Colonos receberam incentivos para o plantio da nova variedade de pimenta

Pimenta Tabasco

Consumida bastante em outros países e detentora de um sabor marcante, a pimenta da variedade tabasco passa a fazer parte do projeto de cultivo da pimenta na Cooperativa Pindorama, instalada no município de Coruripe, em Alagoas. Iniciado há dois anos o projeto Pimenta Malagueta investiu na produção das variedades malagueta e jalapeno vislumbrando a produção de um molho com a marca da cooperativa.

No inicio deste ano, a diretoria da unidade industrial lançou o produto Pingo de Pindorama, que tem como principal fonte de sabor as três variedades cultivadas entre os colonos. Para incentivar a produção da nova variedade e garantir matéria-prima para o novo produto do mix da cooperativa, foram selecionados 20 colonos que receberam um kit com sementes, equipamento para irrigação e suporte técnico.

De acordo com Adailton Lourenço, técnico agrícola da cooperativa, os produtores foram orientados sobre o espaçamento ideal entre as plantas, a instalação e uso correto do kit de irrigação, combate e controle de pragas, entre outros pontos essenciais para o desenvolvimento da produção.

“Cada kit de irrigação abrange 250 plantas. Essa nova variedade tem chamado muito a atenção dos produtores da região porque ela é precoce, seu desenvolvimento já pode ser visto com apenas dois meses. Os botões florais já começam a surgir. Com a pimenta malagueta, por exemplo, esse desenvolvimento só é visto a partir do final do terceiro mês”, relatou o técnico da cooperativa.

Outra vantagem apontada por Adailton Lourenço, é a colheita. Por possuir um fruto maior, a variedade tabasco é mais fácil de ser colhida, rende mais e necessita de uma mão-de-obra maior. Um levantamento feito pelo setor técnico apontou que um pé de pimenta malagueta rende, por ano, aproximadamente 1,5 quilo do fruto, já a tabasco, a expectativa é que renda o dobro.

“Claro que esse rendimento vai depender dos tratos culturais corretos. Hoje, a Cooperativa Pindorama tem o compromisso de comprar a produção desses associados e já estuda a ampliação dessa etapa do projeto.  A preocupação da cooperativa em gerar renda para o homem do campo está dando certo e muitos produtores já estão se interessando. Atualmente, o quilo da pimenta é remunerado em R$ 5,00”, revelou Lourenço.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário