10/08/2012 11h24

Alunos da Ufal e do Cesmac são capacitados para inseminação artificial

Curso é realizado no Parque de Exposições, em Batalha, e já treinou mais de 300 agricultores

Estudantes participam de curso de inseminação artificial em bovinos

Um grupo de 12 alunos dos cursos de Medicina Veterinária e de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) foi capacitado em inseminação artificial em bovinos.

O treinamento foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), com apoio da Gerência Regional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.

O local serve de capacitação para os agricultores familiares da região, principalmente os que fazem parte do Programa Alagoas Mais Leite. Até agora, mais de 300 produtores já foram capacitados.

“Pela credibilidade que nosso treinamento já adquiriu e pelos resultados que temos no campo, também somos procurados pelas faculdades para treinar os alunos, para essa atividade prática, que vai ser importante para a formação desses profissionais”, frisou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante.

Segundo ele, os agricultores, após o treinamento, fazem a inseminação em seus próprios animais, com os equipamentos cedidos por meio do programa, que disponibiliza também sêmen de touros de alto valor genético. “Em algumas propriedades, as crias que nasceram apresentam características melhores do que as matrizes. Com isso, esperamos melhorar a qualidade do rebanho”, destacou o superintendente.

O curso conta com uma parte teórica, na qual é explicado como funciona o aparelho reprodutor bovino. Depois, há a análise de uma peça de matadouro; em seguida um treinamento com manequins e, por último, uma simulação de inseminação em animais vivos. Os instrutores são os veterinários Rogério Madeiro e Ubaldo Soutinho.

Deixe o seu comentário