28/08/2012 10h32

Alagoas bate novo recorde nacional na produção de laranja lima; renda anual sobe para R$ 139 milhões

2.500 produtores são contemplados pelo Arranjo Produtivo Local da Laranja Vale do Mundaú

Produtores de Santana do Mundaú comemoram a boa safra de laranja mimo

Bárbara Barros/Agência Alagoas

Com uma estratégia de atuação voltada a mobilizar ações coletivas e integradoras para gerar renda e emprego, direcionada à promoção do desenvolvimento dos micros e pequenos negócios, o Arranjo Produtivo Local da Laranja Vale do Mundaú ostenta uma produção de 220 mil toneladas por ano, com uma renda anual de R$ 139 milhões, ocupando mais uma vez o primeiro lugar do País, batendo o próprio recorde.

“É um imenso orgulho para os produtores e para nós, do Governo do Estado, que temos a honra de liderar esse ranking, melhorando a produção, comercialização e apoiando o desenvolvimento regional”, destaca o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Sebrae e Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, o APL Laranja Vale do Mundaú conta com o apoio da Cooperativa de Plantadores de Laranja Lima de Santana do Mundaú (Cooplal) e de aproximadamente 20 associações da região. No total, são 2.500 produtores contemplados pelo programa.

“Cada produtor possui cerca de 5 hectares de área plantada, o que totaliza uma área cultivada de 12.500 hectares. Considerando o fato de que cada hectare possui, aproximadamente, 1.111 plantas, contabilizamos 13.800 plantas de laranja, o que pode ser considerado um sucesso” declara a gestora do APL Laranja Vale do Mundaú, Valdelane Tenório.

Além do suporte técnico e financeiro oferecidos pela Seplande, Sebrae e Desenvolve, os produtores familiares que estão na abrangência do APL Laranja Vale do Mundaú, também já dispõem de uma máquina beneficiadora, utilizada para lavar e selecionar laranjas.

“Graças a esse apoio, a Cooplal tem conseguido bons resultados nos negócios e possibilita geração de emprego e renda na comunidade de Santana do Mundaú e na região”, afirma o presidente e também produtor da cooperativa, Antonio Carlos.

A citricultura alagoana está concentrada na região Vale do Mundaú, especialmente nos municípios de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú. Esse último é o maior centro de produção cítrica com cerca de 90% da produção estadual.

Deixe o seu comentário