15/08/2012 8h27

Agricultores familiares tornam-se multiplicadores em Dia de Campo

Ação aconteceu na comunidade Santa Helena, no município de São Luiz do Quitunde, no Litoral Norte do Estado

Agricultores familiares participam e aprendem novas técnicas em Dia de Campo

Assessoria/Emater

Técnicos do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater/AL) demonstraram durante toda manhã desta terça-feira, 13, qual o manejo correto para plantação de mudas de citrus. A ação aconteceu na comunidade Santa Helena, município de São Luiz do Quitunde, no Litoral Norte do estado, e contou com cerca de cinquenta agricultores familiares da região.

O dia de campo, conduzido na propriedade do agricultor Antônio Rosendo dos Santos, foi dividido em cinco estações, as quais mostraram: a análise do solo, como fazer a adubação verde, como preparar e utilizar o composto orgânico, o passo a passo de uma plantação correta e as medidas para se produzir a calda bordolesa, fungicida recomendado para o uso no cultivo da laranja e limão.

Na região, os agricultores familiares vivem basicamente da produção e comercialização de frutas, a distribuição de sementes de laranja pêra, laranja pokan e limão, fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), tem entusiasmado os agricultores.

“Com orientação técnica é tudo mais simples. Eu e meus dois filhos plantamos, coco, banana, macaxeira e ficamos muito felizes em poder cultivar a laranja, é um produto que tem saída no mercado e de fácil manejo. Meus planos é aos poucos plantar somente laranja, de várias qualidades”, contou o agricultor Antônio Rosendo.

Para diretora-presidente da Emater/AL, Inês Pacheco, o mais importante na formação de uma unidade demonstrativa ao ar livre é a multiplicação do conhecimento. “Os agricultores que participam das ações de extensão rural são semeadores de conhecimento. Tudo que é aprendido aqui é repassado para os vizinhos e as dúvidas e questionamentos são esclarecidos no momento do encontro”, destacou Inês Pacheco.

Desde o inicio deste ano estão sendo distribuídas 500 mil mudas de citros a famílias atingidas pela enchente de 2010 em Alagoas. A ação visa à recuperação dos agricultores familiares que acumularam perdas devido as fortes chuvas que atingiram o estado.

TAGS:

Deixe o seu comentário