12/07/2012 9h59

Sebrae/Alagoas beneficia mais quatro laticínios da CPLA

Oito laticínios já foram beneficiados com o projeto autossustentável

Marcos Fontes e Aldemar Monteiro entregam projeto a José Emílio Dantas, do laticínio Fort

Assessoria/CPLA

diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) entregou na tarde desta quarta-feira, 11, mais quatro projetos de tratamento de efluentes a laticínios associados à unidade. A medida é fruto de uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas de Alagoas (Sebrae/AL), que contratou uma consultoria especializada. Dos 16 laticínios associados à CPLA, oito já receberam os projetos.

De acordo com Marcos Fontes, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae/AL, os projetos são elaborados conforme com a necessidade de cada indústria, e sugerem desde mudanças estruturais a mudanças operacionais.  “Uma das sugestões mais eficientes é o projeto Biogestor, através dele as indústrias cumprem seu papel, tratando os resíduos, que são transformados em geradores de energia e resíduos orgânicos”, informou Fontes.

O projeto de tratamento de efluentes é uma exigência do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) para que as indústrias estejam regularizadas no Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Nessa etapa, os laticínios beneficiados foram: Santa Bárbara, Timbaúba, Easa e Fort.

O diretor presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, explicou que parte dos laticínios, principalmente os de pequeno porte, enfrentava dificuldades para apresentar o projeto.  “Na contratação de uma empresa especializada os laticínios gastariam em média R$ 12 mil, com a parceria do Sebra/AL foi feito um pacote, onde esses projetos saíram por menos da metade do preço e o Sebrae/AL ainda entrou com 80% do valor total, ou seja, um beneficio para os associados e para o meio ambiente”, revelou Aldemar Monteiro.

Deixe o seu comentário