09/07/2012 12h23

Pindorama aposta na adubação verde para a cana-de-açúcar

Adubação verde fornece matéria orgânica ao solo proporcionando melhora do solo

Técnico Adeilton Lourenço mostra os benefícios do adubo verde para o solo

Assessoria/Pindorama

Para manter o crescimento na produção da cana-de-açúcar, a Cooperativa Pindorama, seguindo orientações técnicas, incentiva a prática da adubação verde. A adubação verde, aposta no plantio de leguminosas, plantas utilizadas para manutenção da fertilização do solo. Nessa época do ano, na entressafra, em várias áreas assistidas pela equipe técnica da cooperativa, pode-se observar a Crotalária crescendo.

De acordo com o técnico da Usina Pindorama, Adeilton Lourenço, esse tipo de adubação verde fornece matéria orgânica ao solo, tornando-se um subsolador natural. “Utilizamos essa técnica principalmente nas áreas típicas de renovação de cana. O sistema radicular da Crotalária penetra a uma profundidade interessante para a cultura da cana, e ainda ajuda tornando- se controlador natural de nematóides”, destacou o técnico.

Além da Crotalária, que também desempenha a função de reciclar os nutrientes do solo, outro trato cultural que pode complementar o preparo do solo para uma boa colheita é a utilização da adubação mineral. “A Crotalária demonstrou ser uma eficiente técnica de recuperação de solos, pois ao ser utilizado como adubação verde, preserva a biodiversidade da terra”, frisou Adeilton Lourenço.

Os investimentos alternativos renderam um crescimento sólido à unidade industrial, formada por mais de mil usineiros. Na safra 2003/2004 a Pindorama produziu 640 mil toneladas de cana-de-açúcar. No ciclo 2010/2011 a Usina Pindorama esmagou 890 mil  toneladas, e na safra 2011/2012 foram processadas 947.548 toneladas. Para safra 2012/2013 a expectativa é chegar a marca de um milhão de toneladas moídas.

TAGS:

Deixe o seu comentário