19/07/2012 10h05

CPLA debate com lideranças do NE melhorias para o Programa do Leite

Diretoria se reuniu com membos de outras cooperativas da região na Expomaq realizada em Minas Gerais

Diretoria da CPLA, técnicos e produtores rurais na Expomaq, em Minas Gerais

Assessoria/CPLA

A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) está acompanhando os laticinistas, associados à unidade, na maior feira do setor realizada no Brasil, a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), que ocorre em Juiz de Fora (MG). O evento, que reúne 130 empresas do Brasil e do exterior, oferta o que há de mais moderno e eficiente no mercado de laticínios.

Além da oportunidade de fazer negócios, a exposição reúne lideranças do setor de laticínios que debatem medidas de desenvolvimento e fomento da cadeia do leite e das indústrias. O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, destacou a troca de informações entre cooperativas, associações de produtores e as indústrias.

“Somente com o contato direto conseguimos visualizar que as necessidades de pequenos produtores, que trabalham com o Programa Social do Leite em outros estados do Nordeste, são as mesmas que enfrentamos em Alagoas. A luta por um preço dentro da realidade do mercado e pela ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite)”, exemplificou o diretor-presidente da CPLA.

Segundo o representante da cooperativa, o PAA Leite limita, por semestre, a compensação R$ 4.000,00 (quatro mil reais) por produtor beneficiado, além de estabelecer a prioridade para agricultores familiares que produzem uma média de 50 litros de leite por dia. Para os produtores do Nordeste esse limite impede o crescimento do setor.

“Já trocamos informações com grupos de produtores dos estados do Nordeste e estamos mobilizando junto as Federações da Agricultura ações que viabilizem a ampliação do PAA. O produtor familiar que participa hoje do Programa não pode crescer, fica limitado a produzir 50 litros por dia. Queremos explorar o potencial desse pequeno produtor e dobrar esse número limite, para 100 litros dia”, defendeu Aldemar Monteiro.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário