25/06/2012 10h40

Touro Kian, da raça holandesa, completa 15 anos com 1,4 milhão de doses de sêmen

Muitas filhas podem ser encontradas em países como Holanda, Bélgica, Alemanha, África do Sul, EUA e República Tcheca

Touro Kian já teve 1,4 milhão de doses comercializadas

Filho de Andries e Sunny Boy, Kian causou um impacto em 2008 quando se tornou o primeiro (e até hoje único) touro Holandês Vermelho & Branco a superar a marca de 1 milhão de doses de sêmen comercializadas. Muitas de suas filhas podem ser encontradas em diversos países, como Holanda, Bélgica, Alemanha, África do Sul, EUA, República Tcheca, Nova Zelândia e também no Brasil, onde foi amplamente utilizado.

 Suas qualidades únicas o levam a ser escolhido regularmente para cobrir tanto as vacas holandesas vermelhas e brancas quanto as pretas e brancas. Ostentando uma condição de saúde invejável, ainda é utilizado para reprodução na Holanda ao menos uma vez por semana.

 A performance recordista de Kian deve-se, em grande parte, ao fato de que desde a sua estreia como touro reprodutor, em 2002, sempre se manteve como um dos cinco mais utilizados, chegando a liderar esse ranking por quatro anos consecutivos. Ao escolhê-lo, os criadores levaram em consideração índices que são suas marcas registradas, como traços de proteína (+0.27%), pernas e pés (110) e saúde do casco (108). As filhas de Kian são vacas robustas, com excelente uso de pernas e alta produtividade.

 Ao longo de sua extensa carreira, Kian acumulou êxitos também na linhagem de machos. Seus filhos, como Fidelity, Curtis e Kylian, são elogiados pelas pernas fortes e traços de casco herdados. Além disso, netos como Delta Maicon, já atraem atenção expressiva e deverão dar continuidade ao legado do avô no futuro.

TAGS:

Deixe o seu comentário