06/06/2012 8h42

CPLA mobiliza parceiros para socorrer pequenos produtores do Sertão

Pequenos produtores de Jacaré dos Homens e Ouro Branco vão receber bagaço de cana para alimentar o rebanho

Seca tem atingido fortemente o sertão

Assessoria/CPLA

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) firmou parceria com a Cooperativa Pindorama, que também é associada à CPLA, e vai distribuir, ainda esta semana, bagaço de cana para alimentar o gado de agricultores familiares dos municípios de Jacaré dos Homens e Ouro Branco.

De acordo com Aldemar Monteiro, diretor presidente da CPLA, os técnicos da cooperativa que acompanham os quase 300 pequenos agricultores desses dois municípios estão bastante preocupados. A alimentação é cada vez mais escassa e o gado está morrendo de fome e cede.

“Ainda não sabemos o tamanho do prejuízo que essa estiagem está causando. De imediato recorremos aos associados e a Usina Pindorama vai fornecer bagaço de cana para suprir essa alimentação, porém sabemos que tecnicamente não é a mais recomendada, por ser um alimento pobre em nutrientes”, afirmou Monteiro.

A cooperativa já registra uma queda de pelo menos 30% na produção de leite em todo estado, o que tem prejudicado o funcionamento do Programa Social do Leite, distribuído em sua maioria pela CPLA.  A seca já atinge 32 municípios de Alagoas, que trabalham com decreto federal de emergência.

TAGS:

2 Comentários

  1. andre catarino CACULE BA   escreveu:

    COMO USAR O BAGACO PARA ENGORDAR BOVINOS?

  2. onde conseguir o bagaco de cana?

Deixe o seu comentário