16/04/2012 15h35

CPLA lança projeto ambiental para laticínios e fortalece agricultura familiar com aquisição de tanques

Quatro laticínios estarão inicialmente participando desse processo de tratamento de efluentes ajudando a preservar o meio ambiente

Novos tanques adquiridos pela CPLA serão distribuídos no interior para captação de leite dos agricultores familiares

Valdi Junior/VALOR MERCADO

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) lançou nesta segunda-feira o inovador projeto ambiental de tratamento dos efluentes dos laticínios com o propósito de incentivar as pequenas indústrias da cadeia produtiva leiteira do Estado adequarem-se às normas ambientais.

Esse projeto focado na preservação do meio ambiente mostra o compromisso da cadeia produtiva leiteira de Alagoas, que tem a CPLA como estimuladora e impulsionadora dos novos processos no setor do leite, objetivando sempre aumento de produção com sustentabilidade, declara o presidente da CPLA Aldemar Monteiro.

Monteiro disse ainda que o projeto nasce com o apoio do Sebrae-Alagoas e do Instituto do Meio Ambiente (IMA). Inicialmente, quatro laticínios foram selecionados para fazer o tratamento dos efluentes. São eles: Degust, em Quebrangulo, Renascer, em Capela, Amaral, em Batalha, e Monte Rei, em Major Isidoro.

Além da política de responsabilidade ambiental, a CPLA também deu mais um passo em prol dos associados e do fortalecimento da agricultura familiar. Adquiriu 10 novos tanques de captação de leite com capacidade de 2 mil litros cada um que vai ser distribuido nas associações de agricultores familiares.

Segundo o diretor-comercial Fernando Medeiros, a cooperativa investiu cerca de R$ 130 mil para comprar os novos tanques. É mais um exemplo concreto de que a CPLA trabalha para o crescimento da agricultura familia, da cadeia produtiva leiteira e do cooperativismo.

A CPLA capta atualmente 80 mil litros de leite/dia e distribui em todo na capital e em todo o interior do Estado, por meio do Programa do Leite.

Estavam presentes no evento do projeto de meio ambiente,  o gerente da Cadeia Produtiva do Leite do Sebrae Alagoas, Marcos Fontes, e diretores de laticínios da CPLA.

 

 

 

Deixe o seu comentário