09/04/2012 9h06

CPLA, 11 anos, apostando no potencial do pequeno produtor

Cooperativa criou 15 associações de produtores de leite nos últimos 12 meses

Diretoria da CPLA em reunião com pequenos produtores rurais de Paulo Jacinto

Assessoria

As políticas de desenvolvimento para agricultura familiar tem sido o foco de vários programas sociais governamentais em todo Brasil, isso não acontece por acaso. Sem uma agricultura forte e estruturada qualquer país do mundo passaria por problemas gravíssimos, que vão da fome ao desemprego. Objetivando eliminar alguns desses desafios, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), tem apostado no potencial administrativo e organizacional dos pequenos produtores alagoanos e realizado enumeras capacitações.
Essa semana, que marca o aniversário de 11 anos da cooperativa, a diretoria executiva da CPLA realizou um levantamento que mostrou que nos últimos 12 meses foram criadas aproximadamente 15 associações de produtores de leite, com o total apoio jurídico e organizacional dos técnicos da cooperativa. Uma ação de fomento a cadeia produtiva e principalmente a promoção do associativismo.
A preocupação da cooperativa vai além da criação de grupos de produtores. O diretor-presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, contou que todos os produtores envolvidos no processo passam por um treinamento no qual é abordado desde a importância do associativismo, até palestras técnicas como a qualidade do leite e manejo de ordenha.
“Conseguimos organizar somente no município de Traipu, que tem um enorme potencial produtivo, sete associações de pequenos produtores. Em Olho D’Água Grande e Batalha foram mais cinco associações. A maioria delas já está fornecendo leite para cooperativa, ou seja, inclusas no Programa do Leite, que tem uma política de valorização do agricultor coletando o alimento nas comunidades e garantindo preço justo”, revelou Aldemar Monteiro.
A CPLA é hoje no Nordeste o exemplo concreto de que produtores e empresários podem trabalhar juntos. Formada por quase 200 pequenos produtores e 16 laticínios a cooperativa administra a coleta e a distribuição de boa parte do leite Programa Social do Leite em Alagoas, do Governo Federal. Atualmente, o programa trabalha com a distribuição de 80 mil litros de leite por dia, beneficiando o mesmo número de pessoas na cidade e no campo.
Neste mês de abril, os associados só tem o que comemorar. A diretoria da unidade anunciou que já estão em treinamento os técnicos que executarão a metodologia do Programa Balde Cheio com 80 agricultores familiares ligados à cooperativa. Serão beneficiados grupos dos municípios de Ouro Branco, Jacaré dos Homens, Mar Vermelho e Traipu. O Balde Cheio oferece aos pequenos agricultores orientações, dentro das propriedades sobre administração de recursos financeiros, insumos, investimentos, manejo entre outros com a finalidade de tornar a propriedade e a atividade leiteira produtiva.
“Esses anos a frente da cooperativa fez com que eu visse de perto a importância de um trabalho alinhado e planejado para o fomento da cadeia produtiva. A cooperativa conta com o apoio do Governo Estadual, do Sebrae/AL, do Senai/AL, e de inúmeros parceiros para conseguir essa transformação. Continuaremos lutando pela recuperação da cadeia produtiva do leite em Alagoas, essa que já foi uma das maiores do país e tem potencial para isso”, enfatizou Monteiro.
TAGS:

Deixe o seu comentário