29/02/2012 8h53

R$ 186,3 milhões de dívidas rurais em Alagoas podem ser renegociadas pelo Banco do Nordeste

Produtores rurais podem ser beneficiados com redução de encargos e aumento de prazo para pagamento, entre outras vantagens

Agricultores alagoanos ainda podem renegociar a a dívida rural

 

 

 

Assessoria/BNB

Em Alagoas, 33.204 operações de crédito realizadas pelo Banco do Nordeste com agricultores familiares são passíveis de renegociação, por meio de enquadramento em diversas resoluções que contemplam os grupos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), dentre eles os assentados da reforma agrária, além dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.  Essas operações somam cerca de R$ 186,3 milhões e, no processo de renegociação, podem passar a ter os encargos reduzidos e os prazos aumentados para amortização e liquidação, além de outras vantagens.

Segundo o gerente da Célula de Gestão do Pronaf, do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, a maior quantidade de operações de crédito passíveis de renegociação no Estado são as enquadradas na Resolução do Conselho Monetário Nacional, 4.028, de 22 de novembro de 2011. “Essa Resolução abrange os grupos do Pronaf, exceto A, A/C e B; como vantagem para o produtor, podemos citar o recálculo da operação com a exclusão dos juros por atraso; a unificação das operações de custeio e de investimento em uma só dívida, com a diminuição dos encargos para 2% a.a, e aumento do prazo de pagamento para até 10 anos, além da inclusão do produtor no Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), do Governo Federal, que cobre a diferença no valor dos produtos da agricultura familiar em caso de defasagem de preço”, afirma o gerente.

Outra Resolução bastante vantajosa para o agricultor é a 4.031, que contempla as operações do Pronaf A e A/C, destinadas aos assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Segundo Muniz, para renegociar suas dívidas, basta o agricultor familiar assinar o termo de adesão, sem a necessidade de amortização do débito; os encargos de sua operação serão reduzidos para 0,5% a.a, com bônus de adimplência de 40% sobre os juros e principal.

Os interessados têm até o dia 30 de setembro de 2012 para adesão a essas Resoluções, procurando qualquer agência do Banco do Nordeste, seus agentes de desenvolvimento ou assessores de microcrédito rural.

Deixe o seu comentário