11/02/2012 9h09

Agricultores do Agreste participam de curso de manejo do inhame

Cursos de manejo das culturas de mandioca, fumo, frutas e hortaliças também estão sendo propagados para os agricultores

Agricultores da região do Agreste têm acesso a curso sobre o cultivo sustentável do inhame

 

Ascom/Seagri

Os agricultores familiares da região Agreste dispõem agora de profissionais melhor capacitados para repassar orientações sobre manejo sustentável do inhame. Numa iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, 18 extensionistas, entre agrônomos e técnicos agrícolas, foram capacitados em diversos temas vinculados à produção, comercialização e beneficiamento do produto.
Eles atuam nos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Girau do Ponciano, Campo Alegre, Feira Grande e Craíbas, que, além de inhame, se destacam pela produção de mandioca, fumo, frutas e hortaliças.
“Essa é também uma região onde muitos agricultores recorrem às instituições financeiras em busca de crédito e, assim, devem praticar uma atividade que dê retorno financeiro, que seja sustentável, por isso precisam de assistência técnica qualificada”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas.
A capacitação foi ministrada pela articuladora do Projeto do Inhame pela Seagri, Liduína Alencar, que abordou os temas aspectos sociais e econômicos; valor nutricional e medicinal do inhame; os termos inhame, taro e cará; espécies e variedades de inhame; inhame como um bom negócio; aspectos relativos ao clima e solo; preparo do solo, correção e adubação e manejo agroecológico das lavouras de inhame.
Também fizeram parte da capacitação os assuntos: aquisição e preparo de “sementes” e muda para o plantio; produção de “sementes” limpas; plantio e espaçamentos recomendados; nutrição da plantas; tratos culturais (capina, irrigação, etc.); capação; cuidados fitossanitários; práticas alternativas de controle e diminuição da população dos nematóides; colheita, armazenamento e beneficiamento.

Inhame

Além de ser um produto que pode dar retorno financeiro para os agricultores, o inhame traz uma série de benefícios para a saúde de quem o consome. Entre eles, ação desintoxicante e antioxidante; aumento das defesas imunológicas; fonte dos minerais cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio; baixo teor calórico e auxílio na excitação do apetite, além de ser energético, ter baixo teor de gordura e conter todas as vitaminas do complexo B.

Deixe o seu comentário