13/12/2012 14h57

’2012 foi o ano da virada do turismo alagoano’, diz presidente do Maceió Convention

Encontro de encerramento do ano promovido pelo MC&VB apresentou resultados positivos e perspectivas para 2013

Presidente do MC&VB Glênio Cedrim destaca o crescimento do turismo no ano de 2012

Fernanda Tognon/MC&VB

O balanço não poderia ter sido melhor para o turismo alagoano. O ano de 2012 foi de muitas conquistas também para o segmento de eventos em Maceió. De acordo com o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Glênio Cedrim, “2012 foi o ano da virada do turismo em Alagoas”. Depois de mudanças na equipe da entidade em abril e da execução de um planejamento estratégico para o biênio 2012/2013, a meta foi superada, com 49 eventos captados e apoiados (a meta era de 40), que atrairão cerca 14.700 turistas de eventos entre os anos de 2013 e 2016, deixando cerca de US$17 milhões na economia local.

Outra grande conquista foi o fortalecimento da entidade no mercado alagoano, de acordo com a superintendente do MC&VB, Tariana Carvalho, que resultou no crescimento expressivo de mantenedores. “Já temos hoje 67  empresas mantenedoras, que significa a superação da meta em mais de 10% e um crescimento de 148% de empresas parceiras. Nosso planejamento era atingir 60 associados este ano, mas ultrapassamos esse objetivo e agora planejamos chegar a 80 em 2013”, explica.

Segundo a entidade, entre as 21 ações previstas para o biênio 2012/2013, 14 delas foram realizadas, o que corresponde a 67% da meta já atingida. “Toda essa estruturação já é reconhecida pelo trade, pelo mercado e por toda a imprensa. Atualmente também somos fonte de notícias em Alagoas e em todo o Brasil”, destaca Tariana Carvalho.

As perspectivas para 2013 são ainda melhores. A equipe do Maceió Convention irá intensificar as ações de captação de eventos, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e apoio do SEBRAE-AL e Semptur, assim como investir em novos produtos turísticos, como o segmento MICE – turismo corporativo e de incentivo. A ideia é dar continuidade ao Planejamento Estratégico e reforçar ações de room tax com recepcionistas, guias e receptivos, que começaram este ano com muito sucesso.

O encerramento de atividades do Maceió Convention & Visitors Bureau 2012 também teve a apresentação dos resultados parciais da Pesquisa do Perfil Socioeconômico do Turista de Eventos realizada em parceria com a faculdade Estácio FAL. A pesquisa teve como objetivo compreender alguns aspectos relevantes ao que se refere à dimensão social e permitir, com base nas informações construídas, que se possa gradualmente sinalizar para a concepção de novos produtos e serviços para o turista de eventos.

 

Segundo a coordenadora do curso de Turismo, Marcela Marinho, a amostra identificou que de um universo de 459 turistas de eventos entrevistados, 44,5% são homens e 55,5% são mulheres. A amostra identificou que eles predominantemente, homens e mulheres, estão na faixa etária de 31 a 51 anos e são economicamente ativos. A maioria (37% dos homens e 50% das mulheres) é graduada e pós-graduada, o que revela o alto nível de escolaridade e exigência dos turistas.

“Outro dado interessante é que quase 53% dos turistas de eventos são do Nordeste, mostrando a importância do turismo regional, e 17% do Sudeste, principalmente São Paulo. Depois vem o Centro-Oeste, com 13% e o Sul com 7%”, informa a coordenadora.

Entre os aspectos de satisfação dos atrativos turísticos, a avaliação ficou entre bom e excelente, sendo 53% BOM e 21% EXCELENTE. Em relação ao atendimento nos lugares visitados a média foi semelhante: 21,2% avaliaram como excelente e 59,6% responderam bom. “Um dos dados mais importantes da avaliação foi o nível de satisfação que mostrou a pretensão de voltar à Maceió em 96%. Isso mostra que o destino agrada e surpreende os turistas”, destaca Marcela.

A equipe do Maceió Convention fez homenagem à atuação da Secretaria de Estado do Turismo, que mantém o convênio com a entidade há dois anos e renovou por mais dois. A Secretaria de Turismo de Maceió também foi homenageada pela parceria e resultados alcançados nos últimos 8 anos de gestão.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário